Descubra os Processos Naturais por Trás da Salinidade Oceânica!
dezembro 8, 2023

Desafios em Maceió: Sal-gema e seus Impactos

Desde 2018, a cidade de Maceió enfrenta uma crise decorrente da extração de sal-gema, uma rocha sedimentar composta principalmente por cloreto de sódio, utilizado como sal de cozinha. A extração, iniciada em 1976 pela Salgema Indústrias Químicas, posteriormente estatizada, privatizada e fundida à Braskem, desencadeou uma série de eventos que agora ameaçam a estabilidade do solo em larga escala.


O processo de extração envolve a dissolução do sal-gema como salmoura, utilizando água da superfície. No entanto, vazamentos dessa solução comprometeram a integridade do solo, resultando em rachaduras e buracos na camada de sal. A situação agravou-se recentemente, resultando no esvaziamento de cinco bairros, incluindo a desativação de um hospital.

Mais de 14 mil imóveis foram desocupados, afetando cerca de 55 mil pessoas, enquanto especialistas alertam para a possibilidade de formação de uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã. Esta cratera, caso se forme, poderá ser inundada, criando um lago de 8 a 10 metros de profundidade.

A Braskem, responsável pela extração, iniciou o processo de fechamento e estabilização de 35 minas na região. No entanto, a preocupação aumentou com cinco tremores de terra em novembro, acendendo alertas sobre o risco iminente de colapso em uma das minas. Especialistas apontam uma grande probabilidade de desabamento, afetando duas minas vizinhas e formando uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã.

Além do risco de desabamento, a preocupação se estende à possibilidade de água, terra e detritos serem escoados para dentro do buraco, formando um lago de 8 a 10 metros de profundidade. Este cenário representa uma ameaça significativa ao meio ambiente e à segurança dos residentes locais.

Diante dessa situação crítica, é imperativo que medidas urgentes sejam tomadas para mitigar os impactos ambientais e sociais. A comunidade local, autoridades governamentais e a empresa responsável devem colaborar de maneira eficaz para garantir a segurança da população, a preservação ambiental e a busca por soluções sustentáveis para o futuro da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *