Realce seu Churrasco com o Sal Parrilla!
dezembro 5, 2023
Desafios em Maceió: Sal-gema e seus Impactos
dezembro 15, 2023

Descubra os Processos Naturais por Trás da Salinidade Oceânica!

An overhead aerial shot of a wavy blue sea - perfect for mobile

Recentemente, me deparei com uma explicação intrigante sobre por que a água do mar é salgada e achei que seria interessante compartilhar com você. 



Ao contrário da água dos rios, que é doce devido à sua origem nas chuvas, a água do mar adquire sua salinidade ao interagir com as rochas ao longo de seu curso. Essas rochas liberam sedimentos ricos em minerais, como cloro, sódio, cálcio e magnésio, que são depositados nos oceanos ao longo do tempo.

An overhead aerial shot of a wavy blue sea – perfect for mobile

O ciclo hidrológico desempenha um papel crucial nesse processo, pois a evaporação da água do mar para a atmosfera deixa para trás os sais, concentrando-os nos oceanos. Surpreendentemente, cerca de 85% do vapor de água na atmosfera provém dos oceanos, e quando ocorre a evaporação, apenas a água é retirada, deixando os sais para trás.

É fascinante perceber como cerca de 75% desse vapor de água retorna aos oceanos na forma de chuva, enquanto o restante atinge os continentes, formando rios que, por sua vez, levam de volta ao mar sedimentos ricos em cloro e sódio. Esse ciclo repetitivo, ao longo de milênios, contribui para a salinidade única dos mares.

Um aspecto notável é o papel desempenhado pelos crustáceos, que utilizam esses sais para formar suas conchas e carapaças, contribuindo para um equilíbrio natural na salinidade dos mares.

É incrível como os processos naturais moldam nosso planeta ao longo de milênios, especialmente quando se trata do vasto e misterioso mundo marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *